quarta-feira, 14 de abril de 2010

Magoar! As pessoas dizem isso constantemente, mas o que é mágoa?
No dicionário diz: ferir alguém profundamente, melindrar, ofender, contristar. São muitos os significados dependendo do credo ou cultura, mas o significado real depende do grau de tolerância de cada um, de como foi educado a lidar com as agruras da vida.
Nem sempre o que magoa uma pessoa é motivo de mágoa para outra se esta vivenciasse a mesma situação.  É comum você topar com pessoas que estão há anos magoadas com outras e quando você fica sabendo a causa de tanta mágoa  acha que é banal. Para você pode ser banal mas para o que recebeu a ofensa é o fim do mundo, razão para ficar sem olhar na cara pelo resto da vida.
A mágoa também te pega desprevenido, naquele momento em que o seu eu está fragilizado e mesmo sabendo que tudo poderia passar despercebido você se sente magoado. E lá se vão momentos tão preciosos da vida desperdiçado em ressentimentos. É confuso, não?
Existe a chateação, aquela que não se caracteriza como mágoa, mas que te deixa ressentido por um tempo, depois passa, mas ela também pode evoluir para mágoa, rancor e ódio (essa palavra é forte).
Quando a mágoa é profunda, o simples fato de ver o magoador, ouvir sua voz ou até mesmo a mensão do nome dele, ou ainda algum objeto pertencente a ele, já é motivo de repugnância e raiva, as vezes, até vontade de ferir ou prejudicar a pessoa em questão (mas não deve e não pode).
Não se sinta um extraterrestre por isso, não fique incomodado por tais pensamentos e desejos, porque isso é prova de que você é vivo, é normal, desde que isso não vire obsessão e a vontade de ferir vire ação, daí então sua mágoa já virou problema e é melhor buscar ajuda de um profissional antes que alguém se machuque.
O que estou dizendo é que sentir-se magoado, magoar, se chatear faz parte da vida, faz parte da humanidade, é quase item obrigatório na infancia, é por meio da mágoa, da dor que crescemos fortes e saudáveis, se fosse tudo "cor de rosa" seriamos fracos e despreparados. Quando sofremos refletimos e quando refletimos sabemos quem somos.
Tem algumas delas que te marcam para sempre e mesmo que o tempo passe e você coloque uma pedra emcima, aquilo permanece com você.
A pior delas é a traição, esta é dureza superar, seja quem for: amigo, irmão, marido, dói muito e você a leva para o túmulo. Já fui duplamente traída do tipo minha melhor amiga ficou com o meu namorado e foi uma barra superar, quando se tem quinze anos, as coisas são muito maiores do que realmente o são, no entanto, aquilo ficou em mim para sempre, não dói mais, mas está aqui para me lembrar que não faria isso com ninguém, porque no mínimo o que deveria ser feito numa ocasião destas (afinal não escolhemos por quem vamos nos apaixonar) seria ser sincero e ter exposto a situação. Iria doer da mesma forma, mas não seria uma traição insuperável, afinal haveria sinceridade, mas da forma como ocorreu eu me senti, usada, descartável e desconsiderável. A pior coisa é ser testemunha ocular de uma coisa dessas da qual nem suspeitava. Fui duplamente magoada por ambos.O tempo passou e hoje eu diria que faltou maturidade, coisa que se ganha com vivência.
Há outras maneiras de ser magoada e magoar também, a pessoa ofendida em contrapartida também ofende muito aos outros, meio que compensação pelo seu infortúnio, não é regra, mas acontece.
Ser humilhada, ignorada, desprezada é muito chato também, dói muito, e se bobearmos estamos aí amargas pelo mundo afora. O mais sábio no entanto é viver a vida na flauta, se alguém fizer algo que te magoaria "assopre", ignore a ofensa, você vai ver: viverá mais feliz e não terá um enfarto prematuro.
Faz parte, impossível atravessar essa vida sem passar por esse dissabor mas o fato é esse: você vive!
bjks.

Um comentário:

  1. Se, vc vai coiar o código do banner, Daí vai lá em cima da nav bar do seu blog > personalizar > layout > adicinar um gadget > seleciona HTML/JAVA SCRIPT > na janela que abrir, vc cola o código nolugar do texto e dá OK > salvar > visualizar.
    Se não der certo, grita!

    BJS

    ResponderExcluir