terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Jane Austen sim, senhor!



Há quem não goste de nada antigo, "fora de moda", odeia textos escritos de maneira culta, elaborado, cheio de expressões linguísticas ricamente escritas, este com certeza passaria longe de um livro da Jane Austen, que vamos ser sincero é tudo isto. Sabemos que uma lingua nunca será tradução da outra, e deparamos com traduções caóticas e infundadas, mas quem faz a tradução de um livro de Jane Austen tem que ser o ou a "cara", porque senão corre o risco de assassinar o sentido ou controverter essa obra de imenso peso literário inglês.
O que me fascina em Jane Austen é tudo isso que disse acima. Essa linguagem rebuscada, esse valores há muito esquecidos por nós, essa trama tão singela, tão simples de entender, mas tão complexa ao mesmo tempo, a essência da escrita eu diria, já que hoje somos tão bombardeados de literatura de segunda todos os dias.
Ler um os livros dela é ser transportado para aquele mundo, é ser Elizabeth Bennet, Anne Elliot, Fanny Price, Emma , etc, é viver este tempo no qual respeito era tudo, embora a natureza humana existisse ali entre as tramas e fofocas, mas que comparado ao dia de hoje, não são nadas.
Como devia ser bom amar e ser amada naquela época, onde o decoro e a honra norteavam as atitudes das pessoas de bem.
Longe de mim ser conservadorista, mas sou nostálgica quando falo em valores morais e respeito, tão escassos hoje em dia, tão banais na estrutura familiar, que não podemos mais distinguir em um lar quem é pai ou quem é filho. Uma pena!
Eu gosto dela e de suas histórias, me chamem de quadrada ou o quê, mas me emociono em todos os seus livros e vibro com todos os filmes baseados em seus livros e claro, o meu preferido é Orgulho e preconceito em qualquer versão.
Cultura, meus amigos, cultura realmente. Por isso, Jane Austen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário